Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O QUE É O SPO

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica e dever de confidencialidade.

FUNCIONAMENTO DO SPO

O Serviço dispõe de duas Psicólogas

Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades do Agrupamento.


LOCALIZAÇÃO

Este serviço dispõe de um gabinete de atendimento, localizado no 1º andar.


 

QUEM PODE ACEDER A ESTE SERVIÇO, E COMO?
 

  • Alunos do agrupamento;

  • Pais/Encarregados de Educação;

  • Diretores de Turma /Professores/Educadores e pessoal não docente;

  • Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola.

Todos os interessados devem preferencialmente efectuar marcação prévia, dirigindo-se para esse efeito às instalações do Serviço de Psicologia, pessoalmente, através do telefone da escola 214480760 ou de e-mail spo@aefga.pt.


O pedido de atendimento individual pode ser feito pelo aluno, mediante contacto direto com a psicóloga, pela Direção, pelo Conselho de Turma, através do Diretor de Turma (2º / 3º ciclo ou secundário), Professor Titular de Turma (1º ciclo), e Educadoras (Ensino pré-escolar). Poderá igualmente ser formulado pelos Pais/Encarregado de Educação.



DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

O Serviço de Psicologia e Orientação em articulação com as restantes estruturas de orientação educativa visa promover a existência de condições que assegurem a plena integração escolar dos alunos, contribuindo para um adequado desenvolvimento integral da sua personalidade.

No contexto das atribuições genéricas definidas pelo Decreto-Lei 300/97 de 31 de Outubro o Serviço de Psicologia e Orientação do agrupamento desenvolve a sua atuação a três níveis:


- DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL:

As ações desenvolvidas pelo SPO no âmbito da Orientação Escolar e Profissional têm como objetivo apoiar os alunos na construção do seu projeto de vida e nas escolhas nele envolvidas, promovendo o autoconhecimento ao nível das características pessoais, valores, interesses e capacidades e a informação sobre os diferentes percursos formativos, bem como os vários referenciais de emprego e profissões. As atividades desenvolvidas destinam-se prioritariamente aos alunos de 9º ano, no entanto, são também acompanhados todos os alunos que, independentemente do ano que frequentam, necessitam de apoio relativo às suas escolhas vocacionais.



- APOIO PSICOLÓGICO E PSICOPEDAGÓGICO

O SPO procura promover o sucesso escolar identificando dificuldades e necessidades que estão na base de problemas de aprendizagem, explorando estilos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências para o estudo e fomentando o treino para o trabalho autónomo e a motivação para o estudo. Desenvolve igualmente intervenções dirigidas a alunos com dificuldades de relacionamento interpessoal/emocional e problemas de comportamento.

São acompanhados alunos com necessidades educativas especiais, ao abrigo do Decreto-Lei nº54/2018 de  6 de julho, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, sendo definidas estratégias educativas e apoios especializados adequados.



- APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE RELAÇÕES DA COMUNIDADE EDUCATIVA

A intervenção do psicólogo em contexto escolar implica necessariamente um trabalho em equipa, através de estratégias articuladas com os vários intervenientes da Comunidade Educativa, nomeadamente, Órgãos de Gestão, EMAEI, com os Docentes de Educação Especial e com os demais profissionais de educação da escola, bem como outras entidades e serviços da comunidade envolvente.

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now